7º ano (6ª série)

Para relembrar a aula anterior veja o vídeo:



Feudalismo
O Feudalismo foi um sistema econômico, social, cultural e político predominante na Idade Média.
A sociedade feudal tinha uma hierarquia posições e funções. Ela era, basicamente, formada por senhores e servos.
Os senhores se divertiam e viviam às custas do trabalho dos servos.

Era uma sociedade estamental, isto é, uma sociedade com uma composição social rígida, na qual a pessoa que nascia na camada servil, permanecia, assim, até o fim de seus dias. O mesmo acontecia com os que nasciam na camada senhorial. O mundo feudal pode ser representado na seguinte pirâmide:

Os senhores eram os donos das terras que se chamavam feudos.
Um feudo, geralmente, era dividido como se pode ver na figura abaixo.

 
Os senhores eram obrigados a dar proteção aos seus servos que, por sua vez e em troca, trabalhavam na terra e também pagavam pesados impostos, dentre eles a talha, a corvéia e asbanalidades.
http://www.edukbr.com.br/mochila/feudalismo.htm

           Para saber mais veja mais um resumo:

         


          Vamos ver se você entendeu tudo?
          Clique aqui e faça a atividade para testar os seus conhecimentos.

   Essas fotos foram tiradas em uma visita dos seus professores em um castelo medieval(clique na foto para aumentar)

O Palácio Real e Fortaleza de Sua Majestade mais comumente chamada de A Torre de Londres, é situado no Centro de LondresInglaterra na margem Norte do Tamisa
A construção da Torre de Londres foi iniciada em 1078 por Guilherme o Conquistador
Aprenda mais um pouquinho...


 II UNIDADE:FAREMOS DIFERENTE NESSA UNIDADE!

Todos os assuntos serão postados aqui, sejam em forma de links, nos quais você pode achar as respostas para as questões, ou vídeos para você assistir e se apropriar dos conteúdos a serem estudados e tudo isso será cobrado nas avaliações formais, ou seja, não haverá consulta aos livros no dia das prova. 

1º Assunto: 


A África negra antes dos europeus: o Império do Mali e o reino do Congo.

Sites para pesquisar: (é só clicar nos links e você vai para a página)

http://historiaemfocosl.blogspot.com.br/2011/12/africa-negra-antes-dos-europeus-o.html

http://www.audacia.org/cgi-bin/quickregister/scripts/redirect.cgi?redirect=EkpAZFApVyRdzlQCfi
Questões:

1. Em que região da África se localizam:
a) a República do Mali?
b) a República Democrática do Congo?
c) a República de Angola?

2. Elabore uma tabela sobre a economia do Mali:
a) principais produtos agrícolas:
b) atividades econômicas:
c) produtos comercializados pelos malienses:
3. Elabore uma ficha sobre o Reino do Congo com as seguintes informações:
a) a formação do reino Congo:
b) o título do senhor do Congo:
c) o governo do Reino do Congo:
d) as formas de pagamento de impostos:
4. Compare a escravidão existente na África antes dos europeus com aquela praticada por eles a partir de século XV:

Conheça um pouco mais da África, assistindo ao vídeo:
Copie as perguntas e responda em seu caderno, ou imprima estas questões e responda-as, e marque 1,0 (um ponto). Entregar para a professora: 

África Negra: o Império do Mali e o Reino do Kongo

1) Após assumir o poder no Mali, Sundiata é proclamado mansa (imperador). Qual religião foi adotada por ele? De que forma se relacionou com os reinos vizinhos? Como organizou o território?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Sundiata Keita convidou representantes de todas as províncias e das corporações de artesãos e mercadores para morar na capital do Império Niani. Que outros empreendimentos ele fez e quais as suas consequências?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Responda a questão 2, 3 e 4 do livro (pág. 74):

4) Correlacione às colunas:

a) Mansa                               (      ) Livro Sagrado para o povo muçulmano, lá encontram-se relatos 
                                                       sobre a vida e as ações do profeta Maomé.

b) Wangara                           (      ) Religião que adora a um único Deus e seu nome é Ala.

c) Griots                                 (      ) Título que equivale a imperador, seguindo os preceitos islâmicos. 

d) Corão                                (      ) Mercadores que comercializavam ouro, sal, cobre e nozes de cola.

e) Islã                                     (      ) Indivíduo encarregado de preservar e transmitir as histórias,                                                                lendas e canções de seu povo.

5) Como eram escolhido o ManiKongo (Senhor do Kongo)? Como ele atuava em seu governo?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Os governadores das províncias deviam recolher os impostos e direcioná-los para o rei. Além da moeda, quais outros produtos poderiam servir para pagar os impostos? Descreva também a moeda utilizada no reino do Kongo:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7) Dentro da estrutura familiar quais eram as tarefas das mulheres e a dos homens no Kongo?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8) Por que os trabalhos em ferro eram reservados aos nobres? Quais objetos eles confeccionavam?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESSAS ATIVIDADES DEVERÃO SER ENTREGUES ATÉ DIA 20/05/14.

14 comentários:

  1. ERIKA 6 serie 7 ano

    gostei pro das fotos dos vídeos ficou muito legal

    ResponderExcluir
  2. Maxwel 6º serie 7º ano10 de março de 2014 às 09:51

    Legal pro, gostei ...

    ResponderExcluir
  3. Jhonata Coutinhoo 6 'A'10 de março de 2014 às 15:28

    Ficou muito legal professora gostei muito...Showw

    ResponderExcluir
  4. Euler Gomes de Souza10 de março de 2014 às 15:36

    Gostei sora muito legal o site

    ResponderExcluir
  5. meu nome e Alice gostei muito achei bem interessante e legal adorei suas fotos

    ResponderExcluir
  6. esqueci de colocacar meu nome e alice da 6 serie 7 ano

    ResponderExcluir
  7. JOSUE 6 serie 7 ano

    oi gostei dos vídeos pro ficou muito legal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Nome é carol e eu gosti muito do vidio pro e gostei é muito intersante

      Excluir
  8. Obrigada pelos comentários queridos! Espero que aproveitem bem o blog! Beijo!

    ResponderExcluir
  9. gostei muito pro adorei

    ResponderExcluir
  10. Meu nome e Luana estudo na 6 serie A e gostei muito do saite

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário