Visões do paraíso
Nesta teleaula você vai viajar com Pedro Álvares Cabral e Pero Vaz de Caminha. Verá que, com os portugueses, aconteceu a mesma coisa que havia acontecido com os espanhóis: quando eles chegaram à terra onde hoje é o Brasil, pensaram que tinham chegado no paraíso. Além disso, saberá quais foram os primeiros experimentos de ocupação da terra e vai conhecer os motivos, que determinaram a efetiva colonização dessa parte portuguesa da América.
Como combinamos, aqui vai uma prévia da nossa prova.Procurem estudar sem decorar o gabarito, aprendam a resposta certa, pois a letra do gabarito poderá mudar na prova.
Questões:
1. (Enem 2010) O Império Inca, que corresponde
principalmente aos territórios da Bolívia e do Peru, chegou a englobar enorme
contingente populacional. Cuzco, a cidade sagrada, era o centro administrativo,
com uma sociedade fortemente
estratificada e composta por imperadores, nobres,
sacerdotes, funcionários do governo, artesãos, camponeses, escravos e soldados.
A religião contava com vários deuses, e a base da economia era a agricultura.
Principalmente o cultivo da batata e
do milho.
A principal característica da sociedade inca era a
a) ditadura teocrática, que igualava a todos.
b) existência da igualdade social e da coletivização da
terra.
c) estrutura social desigual compensada pela coletivização
de todos os bens.
d) existência de mobilidade social, o que levou à composição
da elite pelo mérito.
e) impossibilidade de se mudar de extrato social e a
existência de uma aristocracia hereditária.
3. (Ufpi 2007) Quando da chegada do colonizador europeu, as
civilizações ameríndias apresentavam as seguintes características:
I. Na civilização asteca, a escravização dos prisioneiros de
guerra era comum.
II. Entre os incas, o trabalho dominante baseava-se na
escravidão dos agricultores.
III. Na civilização
inca, as atividades mineradoras constituíram a base da economia.
IV. Entre os astecas, a monarquia teocrática e militar
predominava na organização política.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente I é verdadeira.
b) Somente I e II são verdadeiras.
c) Somente II e III são verdadeiras.
d) Somente I e IV são verdadeiras.
e) Somente III e IV são verdadeiras.
5. (Uel 2009) Os astecas sacrificavam prisioneiros de guerra
para alimentar seus deuses. O capturado tinha seu coração arrancado, era
decapitado e tinha seu sangue bebido pelo captor que, depois,
levava o corpo para
casa, esfolava-o, comia-o com milho e vestia sua pele.
É correto afirmar que estes rituais no mundo dos astecas
eram de ordem simbólica, uma vez que:
a) Os vencidos deveriam pagar um tributo de sangue aos
astecas, que viam a si próprios como deuses.
b) Os sacerdotes astecas exigiam oferendas de sangue para
que não faltasse alimento em seus templos.
c) Um grande número de sacrifícios representava um reforço
do abastecimento alimentar, evitando a
carestia
d) O captor do prisioneiro se vingava do inimigo, comendo
suas carnes e vestindo sua pele.
e) Os deuses exigiam oferendas do bem mais precioso que os
homens possuíam, a vida, para que o mundo fosse preservado.
Gabaritos:
1-e, 3-d, 5-e
2. Analise as afirmações sobre as sociedades americanas:
I. Os povos americanos, durante milhares de anos antes da
chegada dos europeus, ocuparam a grande variedade dos ecossistemas do
continente, desenvolvendo uma multiplicidade de
culturas com as especificidades próprias da sua adaptação ao
meio ambiente.
II. Astecas e Incas, na medida em que aproveitaram e
aprimoraram o legado das inúmeras
culturas que os precederam nos ecossistemas da Mesoamérica e
América Andina, puderam
desenvolver civilizações sofisticadas com alto índice de
urbanização.
III. A exploração exaustiva dos recursos naturais, como a
devastação das florestas para a
extração da madeira usada na construção e ampliação dos
templos religiosos, provocou
significativas mudanças ambientais que contribuíram para
acelerar o declínio da civilização Maia.
IV. É possível encontrar, na história da América portuguesa,
registros da ocorrência de alianças
entre índios e negros que resistiram à escravidão e
construíram alternativas à sociedade e à
economia coloniais, como os quilombos, núcleos com ampla
adaptação a regiões isoladas e
mais seguras no interior, dotados de uma produção mais
diversificada e uma sociedade
mais horizontal que a da casa grande e da senzala.
Estão corretas
a) apenas I e II.
b) apenas I e III.
c) apenas II e IV.
d) apenas III e IV.
e) I, II, III e IV.
4. O Império Inca, que corresponde principalmente aos
territórios da Bolívia e do Peru, chegou a englobar enorme contingente
populacional. Cuzco, a cidade sagrada, era o centro
administrativo, com uma sociedade fortemente estratificada e
composta por imperadores, nobres, sacerdotes, funcionários do governo,
artesãos, camponeses, escravos e soldados. A
religião contava com vários deuses, e a base da economia era
a agricultura. principalmente o cultivo da batata e do milho.
A principal característica da sociedade inca era a :
a) ditadura teocrática, que igualava a todos.
b) existência da igualdade social e da coletivização da
terra.
c) estrutura social desigual compensada pela coletivização
de todos os bens.
d) existência de mobilidade social, o que levou à composição
da elite pelo mérito.
e) impossibilidade de se mudar de extrato social e a
existência de uma aristocracia hereditária.
5. "(...) a religião desempenhava papel central nas
relações entre o Estado e a sociedade. A
guerra era sagrada, pois através dela se obtinham escravos
para o sacrifício humano,
elemento central na ligação entre a comunidade e o Estado.
(...) reinavam sobre um império aberto a dois oceanos
(...) Em 1519 (...), com cerca de 5 milhões de habitantes,
era a maior concentração urbana do
mundo".
O texto apresenta características dos:
a) tupis.
b) incas.
c) maias.
d) mexicas.
e) araucanos.
9. Os indígenas da América :
a) viviam pacificamente no interior dos grandes impérios
pré-colombianos (Inca, Maia e Astecas)
até a chegada dos europeus, que destruíram as comunidades
indígenas e dizimaram milhões de pessoas.
b) atravessaram conflitos em todos os períodos conhecidos de
sua história, das lutas contra a dominação dos grandes impérios pré-colombianos
à resistência frente aos europeus
conquistadores e aos estados independentes.
c) conseguiram autonomia política após as independências
nacionais, pois as repúblicas hispano-americanas permitiram o retorno à vida
comunitária, suprimiram os tributos e o
trabalho forçado.
d) mantiveram-se livres na área de colonização portuguesa,
mas foram escravizados nas regiões de colonização espanhola e inglesa,
tornando-se a principal mão de obra na
agricultura e mineração.
e) unificaram-se atualmente em amplos movimentos de
libertação que visam recuperar as formas de vida e de trabalho do período
pré-colombiano e restaurar a autonomia das antigas
comunidades.
10. No final do século XV e início do XVI, quando os
europeus conquistaram o Continente
Americano, este era habitado por inúmeros grupos étnicos,
com diferentes formas de
organização econômica e político-social.
Considerando-se o Império Inca, é INCORRETO afirmar que
a) a agricultura, base da sua economia, era praticada nas
montanhas andinas, por meio de um
sofisticado sistema de produção, que incluía a irrigação e a
adubação.
b) o Estado era centralizado, com o poder político
concentrado nas mãos do Inca, o imperador,
e sua sociedade era rigidamente hierarquizada.
c) seu domínio se estendia ao longo da Cordilheira dos
Andes, ocupando parte dos atuais
territórios da Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e
noroeste da Argentina.
d) um deus criador e protetor da vida e da natureza era
cultuado segundo uma doutrina
monoteísta e, para ele, foram construídos diversos templos.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
"Há países com mais de 60% da população constituída por
índios, como Bolívia e
Guatemala. E há um país como México, que está ao redor de
12%. Dependendo das
condições, não há sentido pleitear essa autonomia [de
estados indígenas na América],
especialmente se ela ficar submetida a governos que não
estão interessados em repassar
recursos para o desenvolvimento dessas populações. Há
setores do zapatismo e do
movimento indígena boliviano que de fato pleiteiam a
autonomia, mas ao mesmo tempo estão
buscando integrar-se. É importante diferenciar movimentos
que buscam maior inserção dos
indígenas no mundo globalizado, de movimentos extremados,
fundamentalistas, que querem a
autonomia a qualquer preço, mesmo que ela venha isolar ainda
mais os indígenas."
(Nestor García Canclini, em entrevista a O Estado de São
Paulo, 2 de julho de 2007, in
http://txt.estado.com.br/suplementos/
ali/2006/07/02/ali-1.93.19.20060702.4.1.xml)
14. Antes da chegada dos europeus ao continente americano,
os seus habitantes vivenciavam
estágios diferentes de desenvolvimento.
Sobre esses estágios, analise as afirmativas a seguir.
I. As tribos mais numerosas, no Brasil, pertenciam ao tronco
linguístico tupi-guarani, praticavam
a agricultura, mas não conheciam os metais, à exceção do
ouro.
II. Os Astecas absorveram os conhecimentos de outras
culturas, como a dos Olmecas e a dos
Maias, formando uma sociedade hierarquizada, com uma
agricultura sofisticada.
III. Os Incas notabilizavam-se pelo uso da roda e da
escrita, pela prática do monoteísmo e
pelas relações de igualdade entre todos os seus membros.
Está(ão) correta(s) apenas:
a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) II e III
15. No século XVI, algumas centenas de espanhóis destruíram,
em pouco tempo, vastos
impérios indígenas da América.
a) Indique qual era o império indígena que se localizava no
território do México atual e
apresente três causas que explicam a derrota dos índios
desse império, apesar de sua
superioridade numérica.
b) Quais foram as duas principais atividades econômicas
realizadas nas colônias espanholas
da América? Que mão de obra foi utilizada em cada uma dessas
atividades? O que era o
sistema da "encomienda"?
16. As principais sociedades ameríndias (maias, astecas e
incas) tinham como característica:
a) Homogeneidade étnica e diferenciação linguística,
localizando-se na chamada Mesoamérica (México e América Central).
b) Organização econômica com predominância da agricultura de
subsistência, baseada em um sistema de propriedade privada, mas sem hierarquia
social.
c) Organização política que evoluiu de teocracias
centralizadas para impérios descentralizados, constituídos de cidades-estado
bastante autônomas.
d) Cidades comparáveis a cidades europeias, com calçamento,
ajardinamento, sistema de esgoto e canalização de água.
e) Religião monoteísta, naturalista, em que se praticava a
astrolatria e sacrifícios humanos
Gabarito:
Resposta da questão 2:
[E]
A questão busca fazer um apanhado geral sobre a situação
indígena na América, antes e
durante o processo de colonização. Destaca a diversidade de
sociedades, denominadas
genericamente de “indígenas” e o desenvolvimento
diferenciado de Astecas, Maias e Incas. A
civilização Maia desapareceu antes da chegada do colonizador
e não há uma resposta exata
que explique essa ocorrência. Ressalta-se a presença de
indígenas nos quilombos, muito
comum no interior do Brasil durante o período colonial.
Resposta da questão 3:
[D]
A alternativa correta sintetiza com precisão os
conhecimentos técnicos dos Incas com relação a
agricultura, principal atividade econômica desse povo. Cabe
observar que outro aspecto
importante da produção agrícola era o emprego de grandes
contingentes de trabalhadores por
meio da servidão coletiva.
Resposta da questão 4:
[E]
A sociedade inca era estamental, ou seja, a posição social
do indivíduo era definida pelo nascimento e, nesse sentido, não havia
mobilidade. A estrutura de poder era aristocrática, na
qual uma elite guerreira e administrativa concentrava o
poder, portanto, a sociedade era marcada pela desigualdade.
Resposta da questão 5:
[D]
Resposta da questão 9:
[B]
Resposta da questão 10:
[D]
Resposta da questão 14:
[D]
Resposta da questão 15:
a) Várias causas são
apontadas pelos historiadores para justificar a derrota dos índios, que ocorreu
apesar de sua evidente superioridade numérica em relação aos conquistadores
espanhóis. No caso dos índios do império asteca, ao qual a
questão se refere, pode-se indicar como causas:
- superioridade tecnológica e militar dos espanhóis: eles
utilizavam cavalos (desconhecidos dos
povos indígenas), além de armas de fogo e canhões;
- as doenças trazidas pelos espanhóis;
- o fato de os espanhóis terem se aproveitado dos conflitos
internos entre os índios;
- o fato de os astecas pensarem, inicialmente, que os
espanhóis fossem deuses.
b) A mineração, particularmente da prata, foi a atividade
econômica predominante da
colonização espanhola, para a qual se recorreu sobretudo ao
trabalho dos índios. Os escravos
africanos foram utilizados em muito menor número, sobretudo
nas fazendas de açúcar do
Caribe, particularmente em Cuba.
Pelo sistema da "encomienda", colonos espanhóis
dispunham do trabalho de um grupo de
indígenas e se comprometiam a cristianizá-los.
Resposta da questão 16:
[D]
Resposta da questão 17:
[E]
Resposta da questão 18:
Resposta da questão 18:
[C]
Resposta da questão 19:
Relacionar as
descobertas ultramarinas - que possibilitaram o conhecimento de novos
territórios, povos e espécies da fauna e da flora -, com o
movimento intelectual e criativo pelo
qual passava a Europa de então.
Resposta da questão 20:
[E]
II Unidade
Trabalho: Relatos - Testemunhas da História
Valor 2,0 pts
I-Objetivo: Conhecer e caracterizar a sociedade brasileira nos séculos XVI e XVII;
II-Tarefa: Pesquisar a vida de alguns habitantes do Brasil colonial nos séculos XVI e XVII. A partir do conhecimento adquirido, elaborar, em equipe, um relato, em forma de uma pequena história, em 1.ª pessoa, sobre o personagem que será sorteado para a sua equipe.
As histórias conterão um relato sobre as impressões sobre a terra em que vivem, a situação em que se encontram, suas preocupações sobre o presente e perspectivas sobre o futuro.
O relato/história, deverá ser apresentado em forma de apresentação, com, no máximo, 10 minutos de duração;
III-Personagens:
- Escravo: tarefas diárias, relacionamento com o dono, características da fazenda onde vive.
-Senhora, esposa de um administrador português: narrando tarefas diárias, o papel da mulher na sociedade, relacionamento com a igreja, com os empregados com o seu marido, tarefas do mesmo, etc.
-Capataz- funções e experiências com negros fujões;
-Indígena: relato de sua experiência ao enfrentar o aprisionamento e retornar para a sua aldeia.
-Jesuíta: Sua vida e experiência de catequização do índio.
1ª fase:
Em seu caderno, responda:
a)Nome b) Idade c)Procedência d)Língua e) Lugar onde vive
f)Tempo em que vive nesse lugar g)Trabalho ou função que desempenha
h)Vestuário i)Moradia j)Alimentação k) Papel na sociedade
Entregar a pesquisa no dia 11/05
Apresentação dia 18/05
As mulheres no Brasil colonial.
Jesuítas no Brasil
Escravidão no Brasil
A tele aula foi de grande ajuda muito obrigado! Continue com postagens assim. Bjss
ResponderExcluirObrigada Raí! Bjs
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